logo RCN

Profissionais da educação celebram os 50 anos da Educação Infantil

  • Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -

Evento promovido pela Secretaria de Educação reúne profissionais para refletir sobre o legado e evolução da educação infantil no município

Profissionais da educação e da Rede Municipal de Ensino de Joinville se reuniram nesta quarta-feira (13) em um seminário marcante, dedicado a resgatar e homenagear os 50 anos da Educação Infantil na cidade, celebrados em 2024. O evento, promovido pela Secretaria de Educação, ocorreu pela manhã no auditório da Unisociesc, trazendo à tona memórias e reflexões sobre a trajetória dessa importante área educacional.

O seminário proporcionou uma profunda reflexão sobre o trabalho pedagógico desenvolvido ao longo das últimas décadas nos Centros de Educação Infantil (CEIs) municipais. Além disso, resgatou detalhes sobre como foi concebido o atendimento das crianças desde o início, as transformações ocorridas ao longo do tempo e quais os legados dessa história para a educação infantil no município.

A vice-prefeita Rejane Gambin marcou presença no evento, destacando a importância de resgatar a história da Educação Infantil em Joinville, reconhecida como referência para todo o país. "Precisamos fazer essa ponte entre o que foi feito lá no começo dessa história com o que estamos fazendo agora, porque muita coisa mudou, mas sempre podemos aprender com as experiências anteriores para podermos avançar ainda mais", ressaltou.

O secretário de Educação, Diego Calegari, também enfatizou a jornada percorrida ao longo das últimas décadas para a construção de uma educação infantil de excelência para as crianças de Joinville. "Neste evento, buscamos honrar essa história encantadora, contada a partir de vozes de quem viveu essa caminhada, para que, olhando para trás, possamos dar passos ainda mais firmes em direção ao futuro", afirmou.


Roda de conversa resgata memórias e histórias

Uma roda de conversa reuniu profissionais fundamentais na construção da história da educação infantil em Joinville, com o objetivo de resgatar memórias das últimas décadas e celebrar os avanços dessa importante área educacional. O evento, que contou com a participação da atual secretária de Educação, Tânia Eberhardt, e outros profissionais pioneiros, foi marcado por relatos emocionantes sobre os primeiros passos da educação infantil na cidade.

Tânia Eberhardt, que foi uma das primeiras educadoras a atuar nos antigos Centros de Educação e Recreação Infantil (atuais CEIs), compartilhou suas experiências sobre o início do atendimento às crianças, que inicialmente era realizado pela antiga Secretaria de Bem-Estar Social. Seu relato ofereceu um olhar privilegiado sobre os desafios e conquistas dos primeiros anos da educação infantil em Joinville.

A ex-assistente social com atuação nos CERIs, Maria Teresa Soares, destacou os principais projetos e atividades realizados nas unidades com as crianças, enquanto a ex-coordenadora da Educação Infantil no município, Edinéia Solange Coral, relatou a transição do atendimento da Assistência Social para a Educação, com o surgimento dos atuais CEIs.

Para encerrar a mesa redonda, a atual diretora do CEI Luiza Maria Veiga, Simone Stringari, compartilhou sua experiência ao longo de diferentes décadas de atuação na educação infantil. O encontro foi mediado pela gerente da Secretaria de Educação, Julcimara Trentini, que incentivou o diálogo e a troca de experiências entre os participantes.

O seminário culminou com a palestra “Educação, Educação Infantil e Humanização: a construção política pedagógica da escola da infância sobre os protagonismos das culturas infantis e da criança como sujeito”, proferida pelo professor titular da Faculdade de Educação da Unicamp, doutor César Nunes, enriquecendo ainda mais o debate sobre a importância da educação infantil na formação das crianças.

Além das atividades realizadas no evento, os CEIs da Rede Municipal de Ensino prepararam uma exposição especial aberta à comunidade, com visitação até sexta-feira (15). As unidades construíram maquetes que homenageiam a história de cada CEI, representando sua estrutura e arquitetura ao longo do tempo, permitindo aos visitantes uma viagem pela evolução da educação infantil em Joinville.

Águas de Joinville investe em tecnologia de ponta para reduzir perda de água Anterior

Águas de Joinville investe em tecnologia de ponta para reduzir perda de água

EUA garantem que há forte proposta de acordo para cessar-fogo em Gaza Próximo

EUA garantem que há forte proposta de acordo para cessar-fogo em Gaza

Deixe seu comentário